Notícias
 

No primeiro dia de palestras, Seminário tem agenda cheia

Dia cheio para os expectadores do Seminário Internacional ANDE 2017. O primeiro dia teve mais de doze horas de troca de conhecimentos, divididas em três apresentações com mais de sete palestrantes compartilhando suas experiências profissionais.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Prof. Dr. José Fernandes Filho. O professor de mestrado da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), apresentou um curso de avaliação físico-motora e explicou aos participantes como são feitas as avaliações nos atletas olímpicos e paralímpicos.

Na parte da tarde, José Fernandes teve sua explanação complementada pela professora Paula Roquetti Fernandes. Intervalo para respirar e, na volta, foi a vez dos cuidados relacionados à saúde do atleta. A palestra começou com o Prof. Dr. Hesojy Gley explicando sobre antidoping e as principais doenças que afetam os atletas com paralisia cerebral.

Para fechar o dia, Alex Alonso e Pedro António, da BISFed, fizeram uma apresentação sobre as novas regras da bocha. As novas regras foram lançadas na última quarta-feira (25) e o Seminário Internacional ANDE 2017 foi provavelmente o primeiro lugar do mundo onde elas foram amplamente discutidas em um evento aberto a profissionais da área. Entre as muitas mudanças realizadas, a que mais chamou atenção dos expectadores foi a mudança na regras da penalidade.