O árbitro é a garantia que as regras serão bem aplicadas, já que sua intervenção vai além da aplicabilidade correta das regras, mas sim de um conjunto de fatores que buscam clareza e fluidez das partidas, de modo a não interferir na dinâmica.
Desenvolvida por árbitros, juízes, apontadores, cronometristas e fiscais de linha, as atividades incluem organizar, qualificar, votar, anotar, medir, aplicando estatutos, códigos e regras específicas para determinada a modalidade, mas também lidar com outras pessoas, situações com adrenalina e, até, possíveis embates e conflitos.
No caso da Bocha Paralímpica, contamos com árbitro principal, cronometrista e fiscal de linha, todos formados pelos Cursos de Formação de Árbitros de Bocha, organizados pela Ande. Eles são realizados de acordo com a demanda apresentada pelas federações, municípios, entidades e demais interessados e não exigem qualquer pré-requisito. No fim, o árbitro compõe o banco de dados e pode ser convocado para atuar em diversas competições, de acordo com as seguintes categorias:
Cada agente tem a sua função. Confira!
responsável por averiguar se há algum material, roupa, equipamento ou acessório que esteja ultrapassando de forma irregular o espaço designado para os atletas realizarem seus lançamentos. Além disso, auxilia para identificar alguma comunicação inapropriada entre atletas e assistentes desportivos, ou técnicos ou qualquer outra pessoa que queira se comunicar de forma irregular. Auxilia também no recolhimento das bolas lançadas, no remanejamento das bolas não lançadas ou ainda das bolas retraídas, posicionando-as nos espaços específicos. Ele deve estar sempre bem posicionado, atento, concentrado e em sintonia com o árbitro principal, para repassar ao árbitro principal qualquer irregularidade.
responsável por manusear os equipamentos que indicam o tempo, além de informar, de acordo com a regra, o tempo restante que os atletas ainda têm para lançamento (1 minuto, 30 segundos, 10 segundo e tempo final). Assim, o cronometrista indica nos equipamentos, quantos pontos cada atleta possui, qual parcial o jogo está e o tempo de aquecimento, entre parciais e o tempo de cada atleta nos parciais.
responsável pele sorteio, pela conferência e preenchimento da súmula, condução do aquecimento, aplicabilidade das regras em todas as ações que envolvem o jogo. Cabe ao árbitro principal às tomadas de decisão, diálogos, explicação das violações, medições, intermediação da regra para situações reais de jogo. Para isso, ele usa alguns equipamentos como raquete, escalímetro, compassos, lanterna e trena.
É um trabalho que requer competência, imparcialidade, autoridade, conceito de regulamento, preparação física e psicológica. Além de responsabilidade, exatidão, notório conhecimento, dedicação, estudo, boa postura, bom posicionamento, capacidade de percepção para situações adversas, capacidade de identificar situações irregulares de forma discreta e precisa, tranquilidade e aplicação rigorosa das regras.
Lançado em outubro de 2020, o Manual de Procedimentos de Arbitragem de Bocha, é material de conhecimento obrigatório para qualquer árbitro no Brasil.
Download do Manual de Procedimentos de Arbitragem
TEL: (21) 2220-1314
FAX: (21) 2220-1914
ANDE@ANDE.ORG.BR
RUA ANTÔNIO BATISTA BITTENCOURT
RECREIO DOS BANDEIRANTES
RIO DE JANEIRO - RJ
CEP: 22790-250
OUVIDORIA
SECRETARIA GERAL: +55 11 21 3259-7371
OUVIDORIA@ANDE.ORG.BR