A Bocha é uma modalidade que abre portas para pessoas com grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo e está em mais de 50 países em todo o mundo. Ela pode ser jogada individualmente, em duplas ou em equipes, e é mista – homens e mulheres competem juntos e igualmente. Além de atletas PC, também podem participar pessoas com outras deficiências, desde que tenham o grau de deficiência exigido e comprovado.
São 13 bolas, sendo seis azuis, seis vermelhas e uma branca – todas são confeccionadas com fibra sintética e pesam cerca de 280g. O objetivo é aproximar o maior número de bolas coloridas da branca, que é conhecida como Jack. Para isso, é preciso habilidade e eficiência, além, é claro, das técnicas e táticas adequadas.
São quatro classes, de acordo com o grau da deficiência do atleta:
– Destinada apenas para atletas PC, que podem jogar com as mãos ou com os pés e podem ter um auxiliar para entregar a bola.
– Aqui, nenhum auxiliar é permitido e um suporte ou cesto para bola pode ser adaptado. Na classe BC2, o atleta apresenta quadro de paralisia cerebral.
– É o atleta com maior grau de comprometimento motor. Neste caso, ele é assistido por alguém, que tem a função de direcionar a calha seguindo exatamente as indicações do jogador.
– Nesta classe, os atletas têm qualquer outro quadro de origem não cerebral, como distrofia muscular progressiva, esclerose múltipla, lesão medular com tetraplegia, etc.
TEL: (21) 2220-1314
FAX: (21) 2220-1914
ANDE@ANDE.ORG.BR
RUA ANTÔNIO BATISTA BITTENCOURT
RECREIO DOS BANDEIRANTES
RIO DE JANEIRO - RJ
CEP: 22790-250
OUVIDORIA
SECRETARIA GERAL: +55 11 21 3259-7371
OUVIDORIA@ANDE.ORG.BR