A classificação refere-se ao processo em curso pelo qual os atletas são avaliados para determinar o impacto de sua deficiência física no desempenho desportivo e garantir que haja justiça para todos os atletas dentro do esporte. A classificação fornece uma estrutura de competição e ocorre em um nível de clube, estadual, nacional, regional e internacional.
Todos os atletas elegíveis para participar de Bocha devem receber uma classificação inicial de sua Federação Nacional, neste caso a ANDE. A classificação deve ser realizada de acordo com as diretrizes estabelecidas na Classificação BISFed e perfis desportivos, e os Classificadores nacionais devem ser treinados de acordo com as Regras de Classificação BISFed, a entidade internacional que rege a Bocha.
Atletas que são diagnosticados com Quadriplegia Espástica ou Atetose ou que podem ter uma imagem mista, incluindo aqueles com Ataxia grave.
Os jogadores desta classe lançam a bola com a mão ou o pé. Eles podem competir com um assistente que fica fora do box (área de jogo do competidor), para estabilizar ou ajustar sua cadeira de jogo e dar a bola ao jogador quando solicitado.
Atletas que são diagnosticados com Quadriplegia Espástica ou com Atetose/Ataxia.
Jogadores nesta classe jogam a bola com a mão. Eles não são elegíveis para assistência.
Atletas que se encaixam no perfil físico de um atleta BC1 ou BC4 (conforme detalhado em cada perfil físico), mas que não conseguem segurar / jogar a bola, podem ser elegíveis como um atleta BC3 desde que atinjam os critérios abaixo.
Os jogadores desta classe apresentam disfunção locomotora muito grave nas quatro extremidades. Os jogadores desta classe não têm uma ação sustentada ou liberada e, embora possam ter movimento do braço, eles têm uma amplitude de movimento insuficiente para impulsionar uma bola de Bocha para a quadra. Eles podem usar um dispositivo assistivo, como uma rampa(calha) para entregar a bola. Eles podem competir com um assistente(calheiro); Os assistentes devem manter as costas para a quadra de jogo e não podem se virar para ver a partida.
Atletas que são diagnosticados com condições de origem NÃO cerebral central que não possuem espasticidade, ataxia ou atetose.
Os jogadores nesta classe apresentam disfunção locomotora grave de todas as quatro extremidades, além de controle do tronco. Eles podem demonstrar destreza suficiente para jogar a bola na quadra. Os jogadores não são elegíveis para assistência.
Download de Manual da Classificação Funcional 2024.
TEL: (21) 2220-1314
FAX: (21) 2220-1914
ANDE@ANDE.ORG.BR
RUA ANTÔNIO BATISTA BITTENCOURT
RECREIO DOS BANDEIRANTES
RIO DE JANEIRO - RJ
CEP: 22790-250
OUVIDORIA
SECRETARIA GERAL: +55 11 21 3259-7371
OUVIDORIA@ANDE.ORG.BR